Guia de seleção do doseador

O que é necessário considerar para determinar o doseador certo para o seu processo

K2 Moduar S-60 single screw volumetric feeder A Coperion K-Tron possui uma gama completa de doseadores para a indústria de processo. Segue-se um breve resumo geral das muitas opções disponíveis para seleção do melhor doseador para as necessidades do seu processo.

Utilize doseadores volumétricos para produtos com densidade aparente consistente

Os doseadores volumétricos controlam o débito descarregando um volume de produto consistente. A sua utilização é ideal quando a densidade aparente é consistente, a precisão do doseamento a longo prazo não é crucial, e quando o desempenho do doseador não tem de ser documentado. A Coperion K-Tron oferece dois tipos de doseadores de fuso: o doseador volumétrico de fuso simples económico e o doseador volumétrico de fuso duplo para produtos difíceis. Para produtos de fácil escoamento, a a galardoada bomba de sólidos BSP proporciona um doseamento volumétrico de elevada precisão e perfeitamente linear que ultrapassa todos os outros doseadores, mas com custos de aquisição e operação bastante económicos.

Utilize os doseadores volumétricos em aplicações bacth por ganho de peso

No nas aplicações batch por ganho de peso, os doseadores volumétricos efetuam a descarga para uma tremonha de pesagem, proporcionando uma formulação com base no peso. Para uma melhor precisão e tempos de batch mais rápidos, utilize doseadores por perda de peso

Utilize doseadores gravimétricos para um maior controlo, precisão a longo prazo e processos em contínuo

Os doseadores gravimétricos controlam o débito de produto através do peso e, por conseguinte, requerem uma balança. O doseamento gravimétrico proporciona uma maior precisão de doseamento do que o doseamento volumétrico. Além de melhorarem a qualidade do processo, os doseadores gravimétricos podem documentar a quantidades parciais de matéria-prima que constituem o produto final. Conhecidos também como doseadores de pesagem, os doseadores gravimétricos são uma tecnologia essencial no que respeita ao doseamento de produto a granel em muitos processos em contínuo.

Dois tipos de doseadores de pesagem

No doseamento gravimétrico, pode escolher entre doseadores com tela de pesagem e doseadores por perda de peso. Cada tipo de doseador tem uma abordagem muito diferente e com vantagens únicas no que respeita à pesagem do débito de produto. A melhor escolha depende realmente das necessidades da sua aplicação.

Coperion K-Tron Smart Weigh Belt Feeder

Utilize doseadores de tela de pesagem para débitos mais elevados e onde o espaço em altura seja um problema

Os doseadores de tela de pesagem formam um leito de produto na tela à medida que este é extraído da tremonha de alimentação. À medida que o produto se desloca pela tela, é continuamente pesado, e a velocidade da tela é ajustada para manter o débito desejado na descarga da tela.

Os doseadores de tela de pesagem trabalham melhor com produtos granulados. Os débitos são altos, cabem nos locais onde o espaço disponível em altura é um problema e não requerem um dispositivo de reabastecimento. Geralmente, os doseadores de tela de pesagem custam menos a instalar, mas requerem uma maior manutenção que os doseadores por perda de peso e não lidam tão bem com o pó.

Coperion K-Tron Modular Loss-in-weight feeder

Utilize doseadores por perda de peso para produtos difíceis ou para obter uma precisão elevada a débitos muito baixos

No doseamento por perda de peso, a totalidade do doseador é pesado continuamente, e o débito por perda de peso do sistema é controlado de acordo com o objetivo de débito pretendido.

Uma vez que o doseador tem de ser reabastecido periodicamente, manual ou automaticamente, o tamanho e a estratégia de abastecimento adequados do doseador podem ser fatores importantes para uma implementação bem sucedida. Os doseadores por perda de peso prestam-se a um design modular e a uma grande variedade de dispositivos de doseamento, cada um adequado especificamente ao produto a processar.

Os dispositivos de doseamento típicos incluem fusos simples ou duplos, calhas vibrantes, ou (para líquidos) bombas ou válvulas. Os doseadores por perda de peso são capazes processar produtos difíceis e podem atingir débitos muito baixos.

Mais opções de doseadores para necessidades especiais

Pode encontrar mais opções para doseadores depois desta página introdutória. A Coperion K-Tron concebeu soluções de doseamento especiais para débitos muito baixos, muito altos, e para aplicações de mistura com múltiplos doseadores. Para saber mais, consultar as soluções de doseamento Coperion K-Tron para aplicações especiais.